A SpaceX alcançou um marco histórico nesta quinta-feira ao completar o 500º pouso bem-sucedido de um foguete Falcon 9. O lançamento, que partiu do Complexo de Lançamento Espacial 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, marcou também o 85º lançamento orbital a partir da Costa Espacial em 2025. A missão levou 28 novos satélites Starlink à órbita terrestre, reforçando a rede global de internet via satélite da empresa. O primeiro estágio do foguete, em seu terceiro voo, retornou com sucesso à Terra, pousando na plataforma autônoma Just Read the Instructions, posicionada no Oceano Atlântico.

Com este feito, a empresa de Elon Musk chega ao 130º lançamento de um Falcon 9 em 2025, sendo 80 realizados a partir da Flórida e outros 50 da Califórnia. Além das missões regulares, a SpaceX também conduziu cinco testes suborbitais do seu ambicioso foguete Starship, em desenvolvimento no Texas. Desde o primeiro pouso bem-sucedido de um Falcon 9, em 2015, cinco anos após sua estreia, a companhia vem aperfeiçoando seu sistema de reutilização, tornando o processo mais eficiente e seguro. A SpaceX também acumula 19 pousos bem-sucedidos de foguetes Falcon Heavy, que utilizam três núcleos de Falcon 9 acoplados.

A empresa continua expandindo sua infraestrutura de lançamento e recuperação. Atualmente, a maioria dos pousos acontece em alto-mar, em uma frota de três droneships, sendo dois deles na Flórida e um na Califórnia, além dos locais de pouso terrestre em Cabo Canaveral. O plano da SpaceX é permitir que os foguetes retornem para o mesmo local de onde decolaram, otimizando custos e operações. A Administração Federal de Aviação (FAA) já autorizou a ampliação das atividades da empresa na Flórida, permitindo até 120 lançamentos por ano a partir de Cabo Canaveral. Paralelamente, a SpaceX avança na construção de novas torres de lançamento do Starship, tanto no Complexo 39-A do Centro Espacial Kennedy quanto no Complexo 37 de Canaveral, que aguardam aprovação ambiental antes do início das operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *