O Centro Nacional de Furacões (NHC) alertou que um sistema em formação no Caribe tem alta probabilidade de se transformar na Tempestade Tropical Melissa ainda nesta semana. Segundo o boletim, a onda tropical localizada no leste do mar do Caribe apresenta uma área concentrada de nuvens, chuvas e trovoadas, movendo-se para oeste entre 24 e 32 km/h. De acordo com os meteorologistas, as condições atmosféricas devem se tornar mais favoráveis nos próximos dias, o que pode acelerar o desenvolvimento do fenômeno em uma depressão ou tempestade tropical.
Por enquanto, as chuvas fortes e ventos intensos diminuíram, mas o NHC prevê que o mau tempo volte a atingir as ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) nas próximas 48 horas. O sistema tem 50% de chance de se desenvolver nas próximas 48 horas e 80% nos próximos sete dias, segundo o centro. Caso receba um nome oficial, Melissa será o 13º ciclone da temporada de furacões de 2025, que já registrou quatro furacões, sendo três deles de grande intensidade.
Modelos de previsão indicam que o sistema pode mudar de direção nos próximos dias, desviando de sua rota oeste para seguir em sentido norte, o que colocaria Jamaica e Hispaniola (ilha que abriga Haiti e República Dominicana) em possível risco. Até o momento, apenas a Tempestade Tropical Chantal chegou a tocar o território dos Estados Unidos nesta temporada, que oficialmente se estende de 1º de junho a 30 de novembro. As autoridades seguem monitorando a trajetória da nova formação com atenção, diante do potencial de intensificação nos próximos dias.