A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, enfrentou uma pane global na manhã desta segunda-feira, interrompendo o funcionamento de centenas de empresas em diversos países, inclusive no Brasil. De acordo com a agência Reuters, mais de 500 companhias relataram instabilidades em seus sistemas, entre elas grandes nomes como a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o streaming Apple Music. O impacto foi tão amplo que serviços de entretenimento, transporte, finanças e comunicação também foram afetados, deixando milhões de usuários temporariamente desconectados.
A AWS é uma das principais fornecedoras mundiais de infraestrutura digital, oferecendo soluções de computação, armazenamento e processamento de dados sob demanda. Por isso, quando seus servidores enfrentam falhas, o reflexo é sentido em larga escala, em especial por sites e aplicativos que dependem integralmente de seus sistemas para operar. A empresa, que concorre com o Google Cloud e o Microsoft Azure, reconheceu a falha em sua página de “Integridade de Serviço” e afirmou estar atuando para restabelecer todas as funções afetadas. “Continuamos observando recuperação na maioria dos serviços e seguimos trabalhando para uma resolução total”, disse a nota publicada pela big tech.
O apagão desta segunda é considerado o maior desde o incidente envolvendo a empresa de cibersegurança CrowdStrike, em julho de 2024, que derrubou sistemas de bancos, hospitais e aeroportos em todo o mundo. Entre os serviços afetados pela nova pane estão Prime Video, Fortnite, HBO, Microsoft e Reddit.